Um dos projetos a que é habitual nos propormos no início de cada ano é definir os nossos objetivos. Se estivéssemos a começar um artigo de desenvolvimento pessoal provavelmente o primeiro conselho ou recomendação que seguiríamos seria manter o foco no presente – viver o dia a dia.
Mas é de negócios que queremos falar – e o nosso grande foco é vivermos o presente – sim – garantindo sempre a sustentabilidade futura da nossa empresa, dos nossos colaboradores, dos nossos clientes.
Poderíamos roubar as palavras a Ricardo Reis: “Põe quanto és no mínimo que fazes”, transformando-a no nosso mantra organizacional. E é isso que procuramos cumprir em cada dia de 2020. Reconhecemos que a nossa missão só se completa quando encontramos satisfação nos nossos clientes e colaboradores, mas também identificação e compromisso organizacional. Como tentamos cumprir esta meta? Através de alguns princípios que partilhamos neste primeiro artigo do nosso blog.
- Foco na comunicação
Uma comunicação eficiente pode ser um ponto de partida transformador de relações sólidas, permitindo-nos entregar níveis de serviço verdadeiramente diferenciadores;
- Conhecimento da indústria e das empresas nossas clientes
Este conhecimento permite-nos falar a mesma língua dos nossos clientes. Perceber os desafios para juntos, encontrarmos as melhores soluções;
- Exceder expectativas
Há momentos em que é fundamental revisitar toda a nossa oferta de serviços core para que nos tornemos cada vez mais relevantes para os nossos clientes. Desenvolvermos soluções customizadas a cada realidade de negócio, numa perspetiva de 360 graus;
- Tratar cada cliente como único
Independentemente do tamanho da empresa ou do projeto que nos une, cada interação é encarada como única é estratégica para o desenvolvimento de negócio;
- Recrutar pessoas orientadas para o cliente
Recrutar pela atitude e pela vontade de querer marcar a diferença, através da construção de uma carreira e realização profissional;
- Investir na formação dos nossos colaboradores
O investimento na formação dos nossos colaboradores, permite-nos ganhar vantagens competitivas, incidindo no aporte de valor para as próprias pessoas e para a nossa organização. É através deste processo, partilhando mais, ouvindo mais, recebendo e dando feedback, que construímos as nossas equipas, garantindo o nosso compromisso organizacional;
- Criar uma proposta de valor acima da média para os nossos clientes
Incentivar a curiosidade dos nossos colaboradores, irá potenciar naturalmente o empenho e entrega ao nosso cliente. Ao garantirmos que as equipas de front-office e back-office têm uma visão 360 dos clientes, com uma oferta relevante é um nível de serviço acima da média, asseguramos mais valor para as nossas pessoas e para os nossos clientes.
Com um ecossistema centrado nos constituintes internos (colaboradores) e externos (clientes), somos capazes de garantir o nosso desenvolvimento, como uma empresa com um projeto de longo prazo, dinâmico e sustentável para todos os seus stakeholders.
Nuno Margarido
Diretor Geral