26 Mar 2020

Adaptar é Superar

Equipa Ventask Pedro Silva

Ficha Biográfica

Nome:

Pedro Miguel Martel Batista da Silva

Idade:

28

Função:

Supervisor de Canal Retail

Do que mais gosta no trabalho:

Trabalhar em equipa

Prato preferido:

Bacalhau à Brás

Bebida preferida:

Clássico Coca-cola c/ gelo e limão

Melhor filme:

The New Guy

Melhor livro:

As aventuras de João sem medo

Cores favoritas:

Verde e Branco

Melhor experiência de vida:

O pedido de casamento à minha namorada

Qual o maior sonho:

Construir uma família

Do que mais gosta na vida:

Relações com Amigos

Do que menos gosta na vida:

Egoísmo

Ventask significa:

Família exigente

O mundo está em constante movimento, não há dúvidas! Essa movimentação é que nos faz viver momentos bons e situações mais complexas, em que, por vezes, não conseguimos reconhecer o nosso potencial para ir mais além.

Todos nós, em certo ponto da nossa existência e relação profissional, deparamo-nos com essas situações. E, neste artigo, quero mostrar-vos a importância de reconhecer a evolução profissional e pessoal num contexto adverso.

O desafio do teletrabalho
O teletrabalho já não é novidade para muitos trabalhadores que, por todo o mundo, veem no trabalho remoto, uma forma de maximizar o seu tempo disponível no dia a dia. Para mim, está a ser uma novidade e confesso: um grande desafio! A interação física e as relações interpessoais são pontos chaves no meu dia-a-dia e, foi através desse contacto, que desenvolvi a minha carreira profissional. Sou inspirado pelas vendas no setor face-to-face e por todo o processo envolvente. É complexo para qualquer profissional da área descrever um dia típico de trabalho, já que nenhum é igual! O único fator comum é o contacto físico com clientes.

Posto isto, sentir-se frustrado e desmotivado em algum momento da vida é completamente normal. Uma vida sem frustração ou tristeza é uma existência utópica.

O que diferencia as pessoas é a forma com que cada uma delas lida com suas dores. Há uma frase bastante citada que fala “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Eu acredito verdadeiramente nesta citação pois sei que são as dores que podem tornar-se verdadeiras molas impulsionadoras no processo evolutivo.

Se analisarmos a nossa trajetória, percebemos de forma clara que a nossa vida, as nossas rotinas não são mais as mesmas do ano passado e até mesmo da semana passada. A partir do momento que tomamos a decisão de evoluir, a primeira transformação é o despertar da nossa capacidade de identificar e aproveitar tanto as oportunidades, quanto os desafios.

Crescimento depende de nós próprios
No dia 16 de Março iniciei um novo desafio, trabalhar em regime de teletrabalho. Alterei rotinas, modos operativos e o mais importante: descobri novas plataformas, novos métodos de venda e estou certo de que hoje, sou um profissional mais completo. Eu evoluí e fortaleci os meus processos de venda e essa foi uma escolha minha.

Na minha relação profissional enquanto Supervisor Comercial de Retail, ainda é comum encontrar pessoas que acreditam que a sua evolução pessoal depende de outros. Acreditar que para evoluir é preciso que as pessoas à volta façam alguma coisa, ou que a empresa tome certas providências, não está correto! A verdade é que nossa evolução e crescimento dependem unicamente de nós.

A partir do momento em que conseguimos discernir todas essas questões, somos capazes de potencializar a nossa autoestima, identificar o nosso propósito e criar objetivos profissionais. Com isso é possível adaptar e desenvolver novas capacidades e competências.

Espero que este conteúdo contribua de maneira verdadeiramente poderosa para a sua evolução – seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional.

Ventask

Av. Marquês de Tomar 92C
1050-041 Lisboa