No início da nossa carreira profissional, muitos dos nossos passos e modelo de atuação são construídos com base nas experiências das pessoas mais próximas ou das pessoas que admiramos profissionalmente.
No meu início de carreira, um dos primeiros conselhos recebidos foi: “trabalha como se isto fosse teu e irás colher os frutos do teu pomar”.
Neste artigo, quero partilhar a minha experiência e o meu percurso na Ventask, evidenciando de que modo, o meu sentimento de pertença foi essencial para a minha progressão.
Entrei na Ventask em 2018, como operadora de Telemarketing e segui o meu mantra “trabalhar como se a empresa fosse minha”, entregando diariamente o melhor de mim.
Na minha visão, “trabalhar” significa agir com o compromisso de entrega de resultados e apresentação criativa de novas soluções. A sensação de satisfação de estar num ambiente de trabalho motivado, com uma equipa coesa que se sente valorizada e desafiada, definem os meus maiores parâmetros da satisfação no ambiente de trabalho.
4 dicas para ter um bom ambiente de trabalho
Mas, afinal, o que fazer para conseguir esse ambiente de trabalho do qual todos querem fazer parte e ainda contribuir para a sua evolução? Partilho 4 dicas:
- Mantenha-se ligado
Esteja conectado com tudo o que está a acontecer na equipa e crie oportunidades de melhoria. Associar o cumprimento das metas pessoais às da equipa é uma forma de unir as pessoas, de fazer com que elas se sintam motivadas e, sobretudo, apoiadas! Pense em como pode melhorar as métricas – até mesmo aquelas que não lhe dizem respeito diretamente.
- Invista nos seus pontos fortes
Uma equipa conta com pessoas que apresentam qualidades e defeitos profissionais. No entanto, tente ao máximo potencializar os seus pontos positivos e partilhe conhecimento com os seus colegas. Partilhar conhecimento é, sem dúvida, o ponto-chave para a coesão.
- Seja cordial
Deve respeitar todos os funcionários, independentemente do cargo. Além das suas habilidades referentes à vaga que atualmente ocupa, deve manter uma boa postura e saber o momento e o conteúdo certo para falar e, assim, ser valorizado pelos colegas e pelos gestores.
Não deixe boas oportunidades passarem
Dentro do ambiente profissional, boas oportunidades ficam restritas a um número restrito de candidatos e se você for um deles, não tenha medo de se dedicar ao que foi oferecido! Dificilmente terá a mesma oportunidade outra vez e, por isso, precisa de aceitá-la quando é oferecida. Algumas delas podem ser o salto que você precisava na sua sua carreira. Desta forma também irá motivar os seus colegas a ambicionarem o crescimento.
Um novo projeto internacional
A minha oportunidade chegou em dezembro de 2019, com o convite para integrar um novo projeto internacional. Apesar do nervosismo associado à passagem para uma nova equipa, com a responsabilidade de gerir clientes de diversas nacionalidades, aceitei sem hesitar!
Iniciei o novo desafio e rapidamente elevei as expectativas internas. Com isto, surgiu a oportunidade de desempenhar funções de supervisão e, pela primeira vez, ser responsável pela gestão da minha equipa de apoio ao cliente, de uma campanha internacional, com seis nacionalidades diferentes!
Nestes últimos meses, tive a oportunidade de desenvolver muitas competências mas, acima de tudo, valorizar a minha entrega e o modo de estar na vida. Tenho um orgulho enorme no projeto que desenvolvemos e tenho como maior objetivo potenciar o sentimento de pertença na minha equipa.
Somos uma comunidade, trabalhamos com confiança, honestidade e criatividade. Estou certa de que, num futuro próximo, iremos aumentar recursos, estaremos mais fortes e com novos desafios e objetivos a cumprir!